Buscar

10 Propostas para Estimular o Uso de Bicicletas em Petrópolis

Na última semana, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas - Aliança Bike e a Associação dos Ciclistas de Petrópolis - Acipe assinaram Ofício em conjunto e encaminharam para a Prefeitura e a Câmara Municipal de Petrópolis um documento contendo 10 propostas para estimular o uso e o mercado de bicicletas em Petrópolis. Dentre as propostas, estão a criação de áreas voltadas para a prática do ciclismo como esporte e lazer, bem como a ampliação da estrutura viária para oferta ciclovias e ciclofaixas para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.



A campanha é uma iniciativa da Aliança Bike e tem o objetivo de incentivar o uso cada vez maior da bicicleta. Ela foi adotada pela Acipe, que acredita que a aplicação das medidas através de políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta é fundamental, especialmente em função da pandemia do novo Coronavírus, em que o modal de transporte aparece como alternativa para evitar a aglomeração no transporte público. "Através da apresentação destas propostas claras e objetivas, esperamos ousadia e coragem na implementação de políticas públicas que incentivam o uso da bicicleta cada vez mais em nossa cidade", diz Isabella Guedes, presidente da Acipe.


Entre as medidas de incentivo, estão o investimento em cicloturismo e na infraestrutura para permitir que trabalhadores utilizem a bicicleta para fazer entregas, por exemplo. "O texto apresenta um conjunto de medidas bem-sucedidas em várias cidades no mundo visando garantir um novo patamar para a bicicleta enquanto veículo, cujo uso tem sido indicado por diversos especialistas e entidades do meio científico, como a Organização Mundial da Saúde - OMS, quer seja como meio de transporte, lazer e ou atividade física", reforça a presidente da Acipe.


Com o encaminhamento do Ofício e as 10 propostas, a Acipe espera que o setor público busque condições de executar e efetivar o que está dentro do alcance da esfera pública municipal.


"Através da apresentação destas propostas claras e objetivas, esperamos ousadia e coragem na implementação de políticas públicas quem incentivem o uso da bicicleta cada vez mais em nossa cidade", diz Isabella Guedes, Presidente da Acipe.


Quais são as 10 propostas?


  1. Ampliar a rede de ciclovias, ciclofaixas, bicicletas compartilhadas e bicicletários permanentes, além de permitir maior acesso de bicicletas ao transporte coletivo (intermodalidade).

  2. Reduzir a carga tributária sobre as bicicletas, para que a população tenha acesso a bicicletas mais baratas e de maior qualidade.

  3. Criar uma rede extra de ciclovias e ciclofaixas temporárias para auxiliar os trabalhadores de atividades essenciais durante a pandemia e no processo de saída dela.

  4. Criar uma linha de crédito atrativa, junto aos bancos públicos, para financiamento de aquisição de bicicletas e bicicletas elétricas pela população.

  5. Distribuir um voucher de R$ 100,00 para custear especificamente a revisão e o conserto de bicicletas usadas pela população.

  6. Alterar legislação trabalhista para obter pleno reconhecimento da bicicleta como meio de transporte por trabalhadoras e trabalhadores, incluindo a manutenção do vale-transporte pelo uso de bicicleta.

  7. Criar uma política de ciclologística para estimular e dar segurança às entregas feitas em bicicletas - desde sempre consideradas um serviço essencial.

  8. Criar políticas públicas para desenvolvimento do cicloturismo, como forma de aquecer o turismo com segurança e distribuição de renda.

  9. Ofertar mais áreas para o ciclismo esportivo e para o lazer.

  10. Criar um programa de fortalecimento da economia verde, estimulando setores produtivos que contribuem ativamente para o combate às mudanças climáticas.


Você também pode fazer parte deste manifesto!

Apoie e assine: http://melhornormal.aliancabike.org.br/manifesto/




Quem é a Aliança Bike?


A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) foi criada em 2003 e formalizada em 2009, sendo uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte e lazer.

©2019 by 

ACIPE

Associação, sem fins lucrativos, criada para ajudar a promover conscientização e políticas públicas em benefícios dos ciclistas de Petrópolis.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram