top of page
Buscar

ACIPE no Campeonato Estadual de Ciclismo

No final de semana 9 e 10 de setembro de 2023, o presidente Artur Castro e o primeiro secretário, Marcelo Paiva, da ACIPE, estiveram presentes, trabalhando, respectivamente, na cronometragem e apoio diversificado do evento Campeonato Estadual de Ciclismo.


Agenda FECIERJ - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro:

  • Sábado 9: 14:00 até 18:00h

  • CRI - Cronometragem Individual de 60 em 60 segundos.

  • Domingo 10:

  • Bateria 1 - 07:00h

  • Master B1, B2,C1,C2,D1,D2, Juvenil e Infanto Juvenil (Masculino)

  • Junior, Juvenil e Infanto Juvenil (Feminino)

  • Bateria 2 - 10:00h

  • Elite, Sub-23, Sub-30, Junior, Master A1, Master A2, Open (Masculino)

  • Elite, Master, Open (Feminino)

ACIPE no Campeonato Estadual de Ciclismo
Premiações do dia 9

O campeonato é realizado anualmente em alguma cidade do estado do Rio de Janeiro, em 2022 foi recebido em Itaperuna.


Em 2023, no icônico bairro conhecido como Imboassica.

Atualmente, Imboassica é um bairro populoso e diversificado. O turismo ainda é uma importante atividade econômica da região, mas o bairro também abriga uma grande população de trabalhadores da indústria petrolífera.




A Lagoa de Imboassica é um importante atrativo turístico do bairro. A lagoa é um remanescente de mangue, e é um importante habitat para diversas espécies de animais, como aves, peixes e crustáceos. A lagoa também é um local popular para esportes aquáticos, como canoagem, stand up paddle e kitesurf.


Macaé põe no mapa, mais uma vez, abrindo as portas de mais um grande evento de ciclismo, na região norte.

O espaço é ideal para a modalidade Ciclismo de Estrada, onde é possível ir somando as voltas de aproximadamente 6,6 km, que possibilita que se complete distâncias de 92 km.


Foi a oportunidade para que Artur e Marcelo, observassem agora também como olheiros da ACIPE, como a emoção do ciclismo afeta os atletas, aos pais, mães e amigos do participante, quando observam no resultado algum tema que não lhes pareceu correto.


E vamos aprendendo, que tanto no ciclismo como para o ciclista urbano, existe um senso de que se faça justiça do lado do atleta que participou e da segurança, do lado do ciclista urbano.


Por mais seguro que esteve o percurso, abarrotado de staff que cuidava dos cruzamentos, cones pelos 6 km do percurso, orientação, motociclistas acompanhando e monitorando para que se cumpram as regras, apoio veicular da policia de trânsito em pontos estratégicos.


Um ônibus de turismo conseguiu entrar dentro do percurso exclusivo para os ciclistas, e é nesse ponto que associação ACIPE, vai adquirindo vivência e experiência dentro e fora da cidade de Petrópolis. Felizmente a passagem do ônibus, recebeu a orientação de sair da via exclusiva naquele dado momento, sem ter presença de ciclistas.


Acho que foi o primeiro 🚌 ônibus a cruzar na linha de chegada literalmente!


Lição Aprendida:


Nada é tão bom que não possa ser melhorado.



segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Marcelo Paiva







bottom of page