©2019 by 

ACIPE

Associação, sem fins lucrativos, criada para ajudar a promover conscientização e políticas públicas em benefícios dos ciclistas de Petrópolis.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
Buscar

Audiência pública debate hoje a ciclofaixa da Avenida Barão do Rio Branco

Atualizado: Mar 5

O encontro vai debater ações e projetos para melhorar as condições de utilização da bicicleta como meio de transporte em Petrópolis.



Nesta quinta-feira, às 19h, o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Petrópolis será palco de uma audiência pública, que debate a ciclofaixa da Avenida Barão do Rio Branco e a implantação de malha cicloviária na cidade. O encontro é o primeiro de uma série que irá discutir projetos e melhorias necessárias para dar mais segurança principalmente à única via sinalizada para ciclistas na cidade.


A audiência é aberta à população levando em conta a capacidade de público do plenário. O objetivo é discutir medidas imediatas de melhoria na pintura e na sinalização da ciclofaixa, além de projetos de curto e médio prazo que ajudem a dar mais segurança aos ciclistas ao mesmo tempo que incentivam mais pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte.


"Desde que foi criada, a Acipe cobra a melhoria na sinalização da Avenida Barão do Rio Branco. Mais do que isso. Cobra uma campanha de conscientização do poder público junto a motoristas e ciclistas para tornar a convivência diária segura, pacífica", destaca a presidente da Acipe, Isabella Guedes.

No último dia 15, a avenida Barão do Rio Branco foi cenário de uma tragédia: a morte do ciclista Carlos Alberto Guimarães da Silva, de 63 anos. Segundo relato de testemunhas e da equipe médica do Samu - que prestou socorro ao ciclista, ele trafegava na ciclofaixa sentido bairro e foi obrigado a desviar de um carro estacionado irregularmente, no trecho próximo ao Fórum Municipal. Carlos foi atropelado por um veículos que vinha logo atrás dele.


"É inaceitável o que aconteceu com o Carlos. Essa é uma morte que deveria ter sido evitada através da implementação de medidas simples que temos solicitado, como fiscalização mais frequente. A ciclofaixa é uma via exclusiva para ciclistas. O estacionamento sobre a ciclofaixa é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro.", afirma a presidente da Acipe.


Para a audiência, a Acipe convidou membros do corpo técnico e administrativo da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, além de representantes das secretarias de Planejamento e Gestão Estratégica, de Saúde, de Cultura e Esportes, e de Educação do município. “A atuação conjunta destas Secretarias, em um caráter colaborativo, certamente trará soluções excelentes para a mobilidade urbana em Petrópolis”, ressalta Isabella.

Confira os slides da apresentação da Acipe na Audiência Pública aqui.